blank

Instituto Anelo está na programação online de festival de jazz da África do Sul

O Instituto Anelo participa da programação on-line do Standard Bank Jazz Festival 2021, da África do Sul, com três vídeos da Orquestra Anelo: Sambo Sim, Todas Direções e Valsa de Uma Cidade. As produções ficarão disponíveis na plataforma oficial do evento entre os dias 8 e 31 de julho, no seguinte link: nationalartsfestival.co.za.

É a segunda vez que o Anelo participa do Standard Band Jazz Festival, evento que faz parte do National Arts Festival. A primeira foi em 2019, neste caso presencialmente, na cidade de Makhanda, quando foi representado pelo Anelo 6teto, pelo fundador e coordenador geral Luccas Soares e pelo regente da Orquestra, Guilherme Ribeiro.

Os três vídeos escolhidos para serem exibidos no Standard Band Jazz Festival integram a série chamada de Orquestra Anelo em Casa, que reúne as produções feitas à distância pela Orquestra, o maior grupo instrumental pertencente ao Instituto Anelo, entre os anos de 2020 e 2021. Saiba mais sobre cada um deles:

  • Todas Direções – Composição do gaitista brasileiro Gabriel Grossi em parceria com Guilherme Ribeiro e gravada originalmente no álbum Urbano, lançado por Grossi em 2013. A música ganhou um novo arranjo e contou com a participação do próprio gaitista na gravação. Grossi possui uma bem-sucedida carreira solo dentro e fora do Brasil. Ele foi integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. O vídeo tem edição de imagens de Julia Mazzotti Toledo e mixagem de som de Vinadhara Wassuprem.
  • Sambo Sim – Composição de Guilherme Ribeiro, é um samba em 5 por 4 que trouxe muitos desafios técnico-musicais para todo o grupo. Destaque para o duelo de contrabaixos entre os músicos Josias Teles e Henrique Simas na introdução e para o solo com as mulheres da Orquestra: Regina Lima (sax alto), Julia Mazzotti Toledo (piano) e Jéssica Rodrigues (trompete), mais a violinista convidada Alline Ribeiro. Além dela, outro convidado especial é o percussionista Léo Pelegrim. A edição do vídeo é de Julia Mazzotti Toledo e a mixagem de som de Henrique Manchuria.
  • Valsa de Uma Cidade – Arranjo de Guilherme Ribeiro para um clássico da música brasileira escrito por Ismael Netto e Antônio Maria, na década de 1950, para homenagear a cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma canção do período pré-bossanovista e que chama a atenção por ser uma valsa. O arranjo feito para a Orquestra é instrumental e busca valorizar os aspectos melódicos da composição. O resultado, segundo Ribeiro, é “jazz-waltz” com bastante movimento. A edição do vídeo é de Julia Mazzotti Toledo e a mixagem de som de Henrique Manchuria.

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top