blank

Combo Anelo estreia com a gravação do samba Alvorada, de Cartola

Será lançado no dia 14 de agosto de 2021, às 17 horas, simultaneamente no YouTube, Facebook e Instagram, o primeiro vídeo do Combo Anelo, novo grupo musical do Instituto Anelo.

O tema escolhido para marcar a estreia da banda, formada por alunos da instituição sob o comando do saxofonista Vinicius Corilow, foi o samba Alvorada, de autoria de Cartola (1908-1980).

O Combo Anelo faz parte do projeto Prática de Banda, que incentiva o fazer música em grupo e que este ano está dividido por temas. No caso do Combo, a temática é gafieira.

“Neste primeiro momento, o foco é o samba, mas trabalhamos com a possibilidade de expandir o repertório”, diz Vinicius. Por expandir o repertório, entenda-se tocar outros gêneros que a gafieira abarca, tais como bolero, baião e samba-rock.

Segundo o coordenador pedagógico do Instituto, Guilherme Ribeiro, a nova formação nasceu de uma sugestão de Luccas Soares, fundador da Anelo, para quem a instituição deveria ter um grupo integrado pelos melhores alunos e que mostrasse todos os instrumentos oferecidos nos cursos.

Depois de muita conversa e desenvolvimento, chegou-se à conclusão de que o combo seria o formato ideal. Isso porque, diz o coordenador pedagógico, nem todo instrumento ensinado no Anelo cabe num contexto maior – é o caso, por exemplo, da escaleta e da flauta doce, mais voltados para a educação musical básica.

Na definição de Guilherme, o combo é como uma orquestra de jazz em miniatura. “Não tem uma formação fixa. Mas tem uma seção rítmica, com piano, bateria, baixo e guitarra, e um naipe de sopros, com dois saxofones, dois trompetes e um trombone”. Segundo ele, reúne entre 10 e 12 pessoas.

E completa: “A ideia também é que, a médio e a longo prazo, a gente tenha grupos de alunos que possam representar o Anelo em apresentações e eventos, o que é feito hoje pelos grupos artísticos formados por professores”.

Apesar de o trabalho ainda estar no início, Vinicius Corilow conta que os alunos estão muito animados. “Eles perceberam o quanto isso é importante para o Instituto Anelo, além de ser uma forma de incentivar outros alunos a quererem fazer parte. Tem sido bem interessante”, diz ele, que também está muito animado ao encarar esse novo desafio dentro do Anelo – Vinicius integra a Orquestra Anelo, o grupo Anelo 6teto e, até 2020, atuava na Coordenação do Instituto.

blank

GRAVAÇÃO

Participaram da gravação de Alvorada os seguintes alunos: Jorge Luis dos Reis (voz), Adilson Evangelista da Cruz (trompete), Nicolas Vinicius Rosa da Silva (flauta), Lucas Dantas Avelar (acordeon), Igor Dias Modesto (violino), Christian Matheus Gomes Toledo (piano), Josué Ferreira Ferraz (guitarra), Cleverton Toledo Gomes (guitarra), Izaias Oliveira Camilo (baixo), Kevin Brian Gomes Toledo (bateria) e Airton Francisco (percussão), além do próprio Vinicius no saxofone.

O Combo Anelo ainda conta com mais três alunos que não participaram desse vídeo – Gustavo Moreira Rodrigues da Cruz, Josué Alves e Melissa Fabrício de Souza.

O professor revela que a próxima gravação do Combo Anelo será de uma música muito emblemática para o gênero. Trata-se de Estatutos da Gafieira, composição de Billy Blanco (1924-2011) que foi gravada por Elza Soares e cuja letra realmente versa sobre as regras da gafieira, nome que surgiu no início do século 20 para definir espaços onde se realizavam bailes populares.

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.

SERVIÇO

Lançamento do vídeo Alvorada, do Combo Anelo
Data: 14 de agosto de 2021 (SÁBADO)
Horário: 17 horas
Onde: YouTube, Facebook e Instagram (@institutoanelo)

FICHA TÉCNICA

Música: Alvorada
Compositor: Cartola
Arranjo: Vinicius Corilow
Edição de imagens: Levi Macedo Lima
Mixagem de som: Vinicius Corilow

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top