blank

Homenagem aos pais tem colaboração de alunos, professores, funcionários e voluntários

O Instituto Anelo fará uma homenagem dupla à figura paterna no final de semana do Dia dos Pais, comemorado no dia 8 de agosto. Essa homenagem consiste no lançamento de dois vídeos com diferentes versões da música Amigo Pai, de autoria de Luccas Soares, fundador e coordenador geral da instituição.

Ambos os vídeos mesclam imagens captadas durante as gravações da música, realizadas no estúdio TS7 Produções, também em Campinas, com fotografias de pais – e de mães que também são pais – cedidas por 104 pessoas entre alunos, professores, funcionários e voluntários do Instituto Anelo.

A versão que será lançada no dia 7 de agosto (sábado), às 17 horas, tem uma pegada de soul music e gospel, com arranjo para piano e vocal. No caso, Luccas Soares no vocal principal e o trio formado por Denny Cristina, Danilo Oliveira e Marcos Rodrigues nos backing vocals. Thiago Santana, proprietário do TS7 e voluntário do Anelo, foi quem gravou o piano.

A segunda, a ser lançada exatas 24 horas depois (no domingo, dia 8, às 17 horas), é um arranjo para quarteto de cordas feito por Guilherme Ribeiro, regente da Orquestra Anelo. Foi gravada com a participação de Alline Ribeiro (professora do Anelo, no primeiro e segundo violinos), Eduarda Souza (violoncelo) e Bruno Geremias (viola), além de Luccas Soares no vocal.

MOTIVAÇÃO

Pai dos gêmeos João e Rebecca, de 1 ano e 4 meses, Luccas Soares diz que Amigo Pai é uma canção que começou a nascer quando ele estava a caminho de uma consulta médica na companhia do pequeno João. “Até tive de parar o carro para escrever”, lembra. E algumas vezes, conta, saiu da cama de madrugada para trabalhar na canção (confira letra abaixo).

Quando a música ficou pronta, enviou uma gravação caseira para pessoas dos mais diversos perfis, de gente da comunidade do Campo Grande como o senhor Arnaldo Soares (pai do professor de saxofone do Anelo, Matheus Soares), a personalidades como o músico Sérgio Britto, dos Titãs, a quem considera seu grande incentivador, e o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette. O retorno que obteve foi sempre positivo.

Com base nesse feedback, a expectativa de Luccas quanto ao lançamento é a melhor possível. Para ele, trata-se de uma música muito representativa, já que a figura do pai é complexa e difere de pessoa para pessoa.

“Durante muito tempo eu quis muito provar as coisas para o meu pai, inclusive de que eu seria uma pessoa melhor do que ele. Depois, já com 36 anos, quando tive a primeira conversa sincera com ele, entendi que para ser melhor teria de amá-lo mais do que ele me entregou, e que ele teria de conviver com isso, ou seja, com um filho que o ama demais.”

COMPOSITOR NOVO

Amigo Pai é a sexta composição de Luccas Soares, curiosamente, todas feitas num período de pouco mais de um ano. Isso porque ele nunca teve o desejo de ser compositor. Luccas conta que até chegou a escrever alguns temas como atividade acadêmica, nos períodos em que estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP) e na Faculdade de Música Souza Lima, em São Paulo (Capital), mas parou por aí.

Até que soube que seria pai de João e Rebecca. Assim, em fevereiro de 2020, logo depois de um exame de ultrassom, quando ouviu o coração dos bebês, compôs o tema instrumental Gêmeos. Em outubro do mesmo ano, ainda inspirado pelos filhos, escreveu Dois Tum Tum, que também foi sua primeira composição com letra.

Depois vieram Conselhos da Vida (título provisório), Saber Esperar, Malucos no Ar e, finalmente, Amigo Pai, que, além das duas versões que serão lançadas nos dias 7 e 8 de agosto, ainda terá uma terceira, em inglês. A tradução foi feita por Adriana Ruiz, professora de Luccas Soares, e ainda será gravada, só que não por ele, mas pelo jovem cantor Jorge Reis, um dos muitos talentos revelados pelo Instituto Anelo. De acordo com o compositor, todas serão disponibilizadas em breve em plataformas musicais de streaming.

Luccas também faz questão de ressaltar que deixará a música livre de cobrança de direitos autorais para pais e filhos que quiserem gravá-la. “Não quero receber nada por isso. Fiz a música inspirado em pais e filhos, independentemente de gênero. Falo da figura que cada um escolhe para pai ou filho”, completa.

Vale ressaltar que a produção dos vídeos que o Instituto Anelo lança neste final de semana foi feita por pessoas ligadas à própria instituição. A captação das imagens ficou sob responsabilidade de Levi Macedo Lima, ex-aluno e agora professor de violão do Anelo, que também trabalha como videomaker. A edição é de Julia Mazzotti Toledo, pianista e professora do projeto Prática de Banda, com formação em audiovisual. A mixagem e a masterização foram feitas no estúdio TS7 Produções.

SERVIÇO

Lançamento dos vídeos com a canção Amigo Pai, de Luccas Soares
Versão 1: Dia 7 de agosto de 2021 (SÁBADO), às 17 horas
Versão 2: Dia 8 de agosto de 2021 (DOMINGO), às 17 horas
Onde: YouTube, Facebook e Instagram (@institutoanelo)

LETRA

Música: Amigo Pai | Compositor: Luccas Soares

“Pai, hoje sei como é ser você, agora que sou pai,
posso ver e entender que eu quero ser você.

Quando nasce um filho, também nasce um amigo que ele vai chamar de pai,
juntos vão descobrindo um novo caminho onde a vida se refaz.

Pai, muito obrigado, me ensinou a viver.
Filho, eu que sou grato, aprendi com você.

Quando nasce um filho, também nasce um amigo que ele vai chamar de pai,
E juntos vão descobrindo um novo caminho onde a vida se refaz.

Pai, estou com saudades, quero muito te ver.
Eu também meu amigo, mesmo estando em você.

Pai, hoje sei como é ser você agora que sou pai, posso ver e entender que eu quero ser pai.”

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top