blank

Músicos do Anelo tocam com a Sinfônica de Campinas e João Donato

Quatro integrantes da Orquestra Anelo, maior grupo instrumental ligado ao Instituto Anelo, representam a instituição no concerto de encerramento da sétima edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), quando se apresentarão ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e do músico João Donato, um dos precursores da bossa nova.

Matheus Soares, Marcelo Louback, Regina Lima e Vinicius Corilow (Fotos: Edis Cruz)

São eles: Marcelo Louback, Matheus Soares, Regina Lima e Vinicius Corilow, todos saxofonistas. O concerto será no dia 26 de março (sábado), às 20h, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, com entrada gratuita.

Para Vinicius Corilow, participar de um evento desse porte e ao lado de João Donato é uma oportunidade gigante e emblemática. “A primeira música que tenho recordação de apresentar foi justamente A Rã, de João Donato. Ele tem essa característica de compor standards, verdadeiros clássicos. É um dos caras mais importantes da nossa música, especialmente para quem executa música instrumental. Além de compositor e cantor, ele é um grande instrumentista”, disse.

O FMCB acontece entre os dias 22 e 26 de março e terá como homenageados o próprio João Donato e o compositor de música erudita Liduino Pitombeira. Previsto inicialmente para ser realizado em março de 2020, o FMCB precisou ser adiado em decorrência da pandemia de Covid-19 e agora retoma suas atividades seguindo as determinações sanitárias estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo.

A programação, aberta à comunidade, é dividida entre o Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o teatro Castro Mendes. Além das apresentações musicais, haverá mesas-redondas, bate-papo com os compositores e congresso acadêmico – confira todas as informações aqui.

O FMCB é realizado pelo Grupo Sintonize por meio do ProAC ICMS, ProAC Expresso Direto, Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento é apresentado pela CPFL Energia, com o apoio da Microgeo, Grupo Alfa, Águas Prata, Instituto Alfa, La Basque, Osten Group e Racional Engenharia.

São parceiros: Prefeitura de Campinas – Secretaria de Cultura, Instituto João Donato, Instituto CPFL, Unicamp, Proec – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, Instituto de Artes da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, OSU – Orquestra Sinfônica da Unicamp, Academia Brasileira de Música e Odery.

ANOTE NA AGENDA

  • Os convites para as apresentações musicais do Festival de Música Contemporânea Brasileira no Teatro Municipal José de Castro Mendes serão distribuídos duas horas antes, pela internet, no seguinte link: site.bileto.sympla.com.br.
  • Também é possível assistir ao concerto on-line pelo canal do Grupo Sintonize no YouTube.
  • Já os interessados em participar dos congressos acadêmicos poderão fazer a inscrição nos dias dos eventos, no hall de entrada do Instituto de Artes da Unicamp.
blank
HOSPITAL PUC-CAMPINAS
Nesta terça-feira, 22 de março, o FMCB realiza uma intervenção musical no corredor central do Hospital PUC-Campinas – Celso Pierro, com a participação de três músicos do Instituto Anelo: Luccas Soares (voz), Deivyson Fernandez (piano) e Marcelo Louback (saxofone). O objetivo é levar inspiração para a rotina de pacientes, profissionais da saúde e visitantes. A apresentação será das 12h30 às 13h30.

Congresso João Donato

Ainda na programação oficial do FMCB, outro músico ligado ao Instituto Anelo participa do evento. Trata-se de Henrique Simas de Ataíde, professor de contrabaixo e músico da Orquestra Anelo. Ele integra o Quarteto Fantástico Donatando, que apresentará as composições Surpresa (de João Donato e Caetano Veloso) e Bluchanga (João Donato) como parte do congresso acadêmico dedicado a João Donato, dia 25 de março (sexta-feira), na Unicamp – o grupo toca às 17h.

blank
Henrique Simas de Ataíde (Foto: Edis Cruz)

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top