+Blog

Músicos da Orquestra Anelo participam de gravação com a Sinfônica de Campinas

Em homenagem ao centenário de nascimento do compositor Zé Keti (1921-1999), a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) vai gravar um vídeo com uma versão do clássico Máscara Negra. A gravação contará com a participação de dez músicos da Orquestra Anelo, maior grupo instrumental ligado ao Instituto Anelo, além de integrantes de baterias das escolas de samba de Campinas e de um cantor convidado, cujo nome ainda não foi divulgado.

Os músicos da Orquestra Anelo que farão parte desse projeto são: Marcelo Louback (flauta); Edmilson Santos, Matheus Soares e Vinicius Corilow (saxofones); Henrique Manchuria e Bruce William (trompetes); Marlon Rossato (trombone); Josimar Prince (violão); Henrique Simas (contrabaixo); e Filipe Lapa (bateria).

A gravação terá início a partir da semana do dia 8 de fevereiro e o vídeo será divulgado pelo canal da Secretaria Municipal de Cultura do YouTube (o Cultura Abraça Campinas) e em formato para ser compartilhado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, em data a ser definida pelos realizadores.

Máscara Negra foi composta por Zé Keti para o carnaval de 1967. Trata-se de uma marcha-rancho gravada pelo próprio compositor e também por Dalva de Oliveira (1917-1972), e que venceu o Primeiro Concurso de Músicas para Carnaval criado pelo Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas: parceria com a Orquestra Anelo (CRÉDITO: Divulgação/Prefeitura de Campinas)

“Zé Keti é uma referência na música popular brasileira e uma influência essencial no samba nacional. O centenário de nascimento é uma hora oportuna de a nossa Orquestra Sinfônica render o merecido tributo a esse grande artista”, afirmou a secretária municipal de Cultura de Campinas, Sandra Ciocci.

ARRANJO

O arranjador convidado para construir esse vídeo inédito com a OSMC é Tiago Pallone. Formado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele trabalha como compositor, arranjador e diretor musical em diversos projetos como a Big Band Blues e a Big Band Na Gaveta. Vale ressaltar que a Sinfônica de Campinas é a maior orquestra brasileira fora de uma capital.

ESCOLAS DE SAMBA

Participam do vídeo os integrantes das baterias das escolas de samba Majestade do Samba, Unidos de Vila Rica, Império do São Fernando, Estrela D’Alva, Ponte Preta Amor Maior, Unidos do Shangai, Rosa de Prata, Acadêmicos dos Amarais, Renascença, Leões da Vila Padre Anchieta e Serponte. Todas elas são representadas pela Liesca – Liga Independente das Escolas de Samba de Campinas.

(*Com informações Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura)