blank

Música sem fronteiras: artistas da África do Sul, Brasil e Itália se reúnem em vídeo

blank

Se tem uma coisa positiva nestes tempos de pandemia é o sentimento de que, apesar de tudo, não estamos sós. Nem isolados. Vivemos num mundo globalizado e conectado. Graças à internet, é possível reunir, em um curto espaço de tempo, músicos de diferentes países em torno da gravação de um vídeo. Isso apesar do fuso horário e das eventuais barreiras do idioma.

Um exemplo disso é o vídeo com a versão em inglês, português e italiano de “That’s What Friends are For”, de Burt Bacharach, feito para o projeto Jam at Request (algo como “jam a pedidos”), uma iniciativa que é fruto da parceria entre músicos italianos e a ChioggiaTV/RADIO BCS, da cidade de Chioggia – os ouvintes da rádio pedem uma canção para dedicar a alguém especial e cabe aos músicos produzir um vídeo entre dois e três dias, sempre com uma mensagem positiva.

Para a gravação desse vídeo em particular, os idealizados do projeto levaram ao pé da letra o que diz a canção: “É pra isso que existem os amigos”. Eles não tiveram dúvida em acionar artistas de outras partes do mundo para perguntar: “Ei, querem cantar comigo?”. Lauren Hendricks, cantora de jazz da África do Sul, e Luccas Soares, coordenador geral do Instituto Anelo, responderam que sim.

Os dois se juntaram aos italianos Chiara Doria (vocal), Mirco Parisi (trompete), Camuffo Luca (guitarra), Leonardo Negrello (baixo elétrico) e Cristian Tiozzo (bateria), além do próprio Stefano Bellemo (teclado), e o resultado não poderia ser diferente: ficou emocionante.

“Quando nos pediram ‘That’s What Friends are For’, não pensamos duas vezes em entrar em contato com Luccas e Lauren, duas pessoas que valorizamos muito. Estamos muito felizes por eles terem se disponibilizado para fazer a música e o vídeo, e também para dar uma linda mensagem para todos, do Brasil à Itália e África do Sul: a música une e atravessa todas as fronteiras”, disse Stefano Bellemo, responsável também pela montagem do vídeo, que teve produção musical e mixagem de Cristian Tiozzo. (Texto: Lalá Ruiz)

Assista ao vídeo:

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top