blank

Instituto Anelo lança quatro produções audiovisuais de música instrumental

O Núcleo de Orientação de Carreira (NOC) do Instituto Anelo lança em agosto quatro produções audiovisuais de músicos ligados à instituição. As estreias serão sempre aos sábados, às 17 horas, simultaneamente no Facebook, Instagram e YouTube.

Os lançamentos, todos de música instrumental, são os seguintes: Esperança, com o Trio Mangabeira (6 de agosto); Sem Perder Tempo, composição de Marcelo Louback (13 de agosto); Recomeço, de Jéssica Rodrigues (20 de agosto); e Chá de Jasmim/Wabi-Sabi, de Henrique Manchuria (27 de agosto).

Sob coordenação de Guilherme Ribeiro, o NOC foi criado em 2021 com o objetivo de auxiliar os músicos do Anelo, sejam eles professores, colaboradores ou parceiros, no desenvolvimento de suas carreiras, o que inclui a possibilidade de gravar suas composições no estúdio do Instituto e a produção de um videoclipe.

Além das quatro produções que estreiam agora em agosto, o NOC já lançou três videoclipes este ano: dois de música instrumental (Clareia, de Julia Mazzotti Toledo, e O Terceiro Trem, de Vinicius Corilow) e um de música popular brasileira (Cortinas de Sal, de Josimar Prince). Todos podem ser assistidos no canal do Instituto Anelo no YouTube.

AS ESTREIAS

Esperança, que abre a segunda série de estreias do NOC, é uma composição coletiva do Trio Mangabeira, formado por Josias Teles (baixo), Isac Lima (bateria) e Renan Augusto (guitarra). Segundo Renan, a música nasceu no auge da pandemia de Covid-19, quando todos tinham a esperança de que as coisas em breve voltariam a ficar pelo menos próximas do normal – daí o nome da composição.

“No clipe, todos estão de branco, já que o branco é uma cor de esperança, de leveza, de paz”, explica Renan.

blank
Trio Mangabeira (Foto: Marlon Rissatto)

O Trio Mangabeira é um dos grupos artísticos do Instituto Anelo. Foi formado em 2019, porém, seus integrantes, que são amigos de longa data, tocam juntos há bastante tempo. A proposta do grupo é unir a identidade musical de cada um em prol de uma única e nova sonoridade, fincada na diversidade da música brasileira. Os três são músicos profissionais e, além do Mangabeira, participam de outras formações no escopo musical do Anelo.

Sem Perder Tempo, de Marcelo Louback, é um frevo instrumental moderno, tanto na harmonia quanto no compasso, o que o distingue de um frevo tradicional, segundo explica o compositor.

“A gente tende a se envolver muito fácil com as coisas hoje em dia, e acaba perdendo muito tempo. Quando eu fiz essa música, eu foquei muito, com o pensamento de não perder tempo. Saiu essa composição e já veio o nome, Sem Perder Tempo, que tem tudo a ver com frevo, que é algo rápido e forte, decisivo”, conta.

blank
O saxofonista Marcelo Louback (Foto: Edis Cruz)

Marcelo Louback é saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Com formação clássica e popular, participou, ao longo de sua carreira como músico profissional, de festivais, gravações, programas de TV e espetáculos de teatro – entre eles O Beijo da Mulher Aranha, com Claudia Raia.

Também já se apresentou com artistas como Chico César, Mônica Salmaso, Mazinho Quevedo e Toquinho, entre outros. No Instituto Anelo, Louback faz parte da Orquestra Anelo e do Anelo 6teto.

Recomeço, da trompetista Jéssica Rodrigues, tinha outro nome quando composta: Semestre. Ela conta que a música foi composta como um trabalho de finalização de semestre na aula de Improvisação, quando cursava o segundo ano de Bacharelado em Música na Faculdade Souza Lima, de São Paulo.

“Na época, achei que era uma música muito doida e que representava bem o semestre. Apresentei o trabalho e passei de ano”, lembra. Porém, à época do recital de conclusão de curso, ela fez algumas alterações no tema e percebeu que a música tinha muito mais significados do que apenas um semestre da faculdade. “Assim, mudei o nome para Recomeço”, conta Jéssica, que gravou pela primeira vez uma composição própria.

blank
A trompetista Jéssica Rodrigues e grupo (Foto: Marlon Rissatto)

Aliás, a escolha dessa música para representá-la no NOC não foi aleatória: em 2022, Jéssica trocou São Paulo por Campinas para se dedicar ao trabalho no Instituto Anelo, onde é professora de trompete e de Prática de Banda, participa da Orquestra Anelo e coordena a agenda de eventos da instituição.

Chá de Jasmim/Wabi-Sabi, do trompetista Henrique Manchuria, encerra essa série de estreias. Segundo ele, a composição foi inspirada em conversas com uma amiga de longa data, com quem costumava sentar para tomar um chá (de jasmim) e ficar divagando sobre a vida.

“A música traz esse lugar das nossas conversas. Começa com um tema até tenso, colocando as pautas da conversa na mesa, os questionamentos e as dúvidas, sempre com esse clima de tensão e relaxamento. Aí entram os solos, que meio que ilustram essa divagação de duas pessoas conversando. No final, traz um novo tema, que seria a resolução dessa conversa, para fechar com o tema inicial”, diz. Afinal, completa Manchuria, toda divagação, apesar de ter uma resolução, sempre deixa um questionamento para a próxima conversa.

blank
O músico Henrique Manchuria e grupo (Foto: Marlon Rissatto)

Formado em trompete pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Manchuria já trabalhou com artistas consagrados como DjDuh, Emicida, Rashid, Drika Barbosa, Zeca Baleiro, Bivolt, NaveBeatz, Inquérito, Liége e Silvanny Sivuca. Atualmente, é produtor geral do canal de clipes musicais Mancha Sessions e participa da direção do Instituto Margem Cultural, que visa trazer para a cena musical artistas da periferia de Campinas e Região. Também faz parte da Orquestra Anelo.

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2022 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, CI&T e Instituto Omni, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.

SERVIÇO

Lançamento de vídeos do Núcleo de Orientação de Carreira (NOC)

Quando: Dias 6, 13, 20 e 27 de agosto de 2022
Horário: 17 horas
Plataformas:

  • YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)
  • Facebook (facebook.com/institutoanelo)
  • Instagram (@institutoanelo)

PROGRAMAÇÃO

  • 6/8/2022

Música: Esperança
Composição: Trio Mangabeira
Arranjo: Trio Mangabeira
Direção geral: Guilherme Ribeiro
Produção executiva: Jéssica Rodrigues
Captação de áudio: Deivyson Fernandez e Romulo Oliveira
Mixagem e masterização de áudio: Thiago Santana
Captação de imagens e edição de vídeo: Marlon Rissatto

Músicos:
Isac Lima (bateria)
Josias Teles (baixo)
Renan Augusto (guitarra)

  • 13/8/2022

Música: Sem Perder Tempo
Composição: Marcelo Louback
Arranjo: Marcelo Louback
Direção geral: Guilherme Ribeiro
Produção executiva: Jéssica Rodrigues
Captação de áudio: Deivyson Fernandez e Romulo Oliveira
Mixagem e masterização de áudio: Fernando Baeta
Captação de imagens e edição de vídeo: Marlon Rissatto

Músicos:
Marcelo Louback (saxofone)
Guilherme Ribeiro (acordeon)
Josias Teles (baixo)
Josimar Prince (violão)
Léo Pelegrin (bateria)

  • 20/8/2022

Música: Recomeço
Composição: Jéssica Rodrigues
Arranjo: Jéssica Rodrigues
Direção geral: Guilherme Ribeiro
Produção executiva: Jéssica Rodrigues
Captação de áudio: Deivyson Fernandez, Felipe Gondim e Romulo Oliveira
Mixagem e masterização de áudio: Fernando Baeta
Captação de imagens e edição de vídeo: Marlon Rissatto

Músicos:
Jéssica Rodrigues (trompete)
André Kusmitsch (piano)
Guilherme Ribeiro (efeitos)
Gustavo Fonseca (baixo)
Lorenzo Flammia (guitarra)
Paulo Mathias (saxofone tenor)
Vinícius Teixeira (bateria)

  • 27/8/2022

Música: Chá de Jasmim/Wabi_Sabi
Composição: Henrique Manchúria
Arranjo: Henrique Manchúria
Direção geral: Guilherme Ribeiro
Produção executiva: Jéssica Rodrigues
Captação de áudio: Deivyson Fernandez, Felipe Gondim e Romulo Oliveira
Mixagem e masterização de áudio: Henrique Manchuria
Captação de imagens e edição de vídeo: Marlon Rissatto

Músicos:
Henrique Manchuria (trompete)
Filipe Lapa (bateria)
Henrique Simas (baixo)
Julia Toledo (piano)

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top