Luccas Soares e Sérgio Britto, da banda Titãs: live no Instagram abre a programação
+Eventos

Confira a programação que comemora os 21 anos do Instituto Anelo

O Instituto Anelo completou 21 anos no dia 10 de maio e comemora a sua chegada à maioridade com uma vasta programação online. Serão shows gravados e ao vivo com a participação de músicos que fazem e fizeram parte da história do Anelo. A programação será aberta com uma live no dia 25 (terça-feira), às 20h, no Instagram, que vai reunir o cantor e compositor Sérgio Britto, da banda Titãs, e o fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, Luccas Soares. Confira a programação, que será realizada no Instagram (@institutoanelo) e canal do Anelo no YouTube (youtube.com/institutoanelooficial):

Programação no Instagram:

  • DIA 25/5/2021 (TERÇA-FEIRA)

20h – Luccas Soares e Sérgio Britto (live)
Fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, Luccas Soares bate-papo com o cantor e compositor Sérgio Britto, um dos fundadores da banda de rock Titãs, sobre composição e também sobre a carreira solo do artista.
Duração: 60 minutos

Programação no YouTube:

  • DIA 27/5/2021 (QUINTA-FEIRA)

17h – Arranjando a composição, com Luccas Soares & Vinadhara Wassuprem (apresentação ao vivo)
Pianista, acordeonista, cantor e compositor, Luccas Soares se apresenta ao vivo com a participação especial do músico Vinadhara Wassuprem.
Luccas Soares é fundador e coordenador do Instituto Anelo. Natural de Campinas, estudou música no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, e no Conservatório Souza Lima, em São Paulo. É responsável pelo intercâmbio entre o Instituto Anelo com os festivais Arcevia Jazz Feast, na Itália, e Standard Bank Jazz Festival, na África do Sul, onde também se apresentou. Foi palestrante do TEDx Campinas em 2019.
Vinadhara Wassuprem começou a estudar violão aos 9 anos, no Conservatório de Viçosa (MG). Logo ganhou uma guitarra e se juntou às bandas de rock da cidade. Paralelamente, fazia aulas também de Bossa Nova. É graduado em Música Popular pela Unicamp. Junto com os pianistas Guilherme Ribeiro e Bebeto Von Buettner inaugurou o movimento de música instrumental do extinto bar Estação Santa Fé, no distrito de Barão Geraldo, com grande impacto sobre a cena musical de Campinas e região. Desde lá vem priorizando o trabalho como produtor musical e arranjador, e hoje é integrante do Grupo Ungambikkula, com o qual também desenvolve um trabalho musical voltado para a evolução da consciência humana.
Duração: 60 minutos

18h30 – Lucas Bohn ao vivo, de casa (apresentação gravada)
Apresentação solo com composições que fazem parte do disco Pauliceia, além de premiére de uma nova música. Um dos coordenadores do Instituto Anelo, Lucas Bohn é compositor e pianista. Graduado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em composição pela University of South Carolina (USC), tem dois álbuns de música instrumental lançados: As Time Went By, gravado nos Estados Unidos, e Pauliceia, uma homenagem ao bairro de Campinas onde cresceu.
Duração: 30 minutos

19h20 – Henrique Simas, Josimar Prince & Filipe Lapa (apresentação gravada)
O trio formado por Henrique Simas (contrabaixo), Josimar Prince (violão, guitarra e voz) e Filipe Lapa (bateria) apresenta um repertório que abrange desde os clássicos do cancioneiro nacional como Eu e a Brisa (Johnny Alf) e Garota de Ipanema (Tom Jobim), até standards do jazz norte-americano, como Take the A Train (Duke Ellington/Billy Strayhorn) e So What (Miles Davis).
Henrique Simas atua como contrabaixista na cena de jazz e de música instrumental em Campinas. Porém, deu seus primeiros passos na música como baterista e percussionista da extinta Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil do Projeto GURI de São Bernardo do Campo, sua cidade natal. Aos 15 anos, migrou para o contrabaixo. Mudou-se para Campinas para cursar Música Popular na Unicamp.
Josimar Prince tem 42 anos e é um nome reconhecido na noite campineira. Cursou MPB e jazz no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), e estudou na Faculdade Souza Lima, em São Paulo. Participou, como instrumentista, de gravações de CDs e de apresentações ao lado de nomes como Clube do Balanço, Marcu Ribas e Leci Brandão, entre outros.
Filipe Lapa estudou no Instituto Anelo de 2007 a 2012 e depois no Conservatório Souza Lima, de 2013 a 2014. Em 2013, fez parte da banda do musical O Despertar da Primavera. Em 2017, participou do Arcevia Jazz Feast, na Itália, festival que ocorre anualmente no verão europeu. Em 2019, como integrante do Anelo 6teto, participou do Standard Bank National Youth Jazz Festival, na África do Sul. É professor no Instituto Anelo e integra a Orquestra Anelo.
Duração: 40 minutos

  • DIA 28/5/2021 (SEXTA-FEIRA)

18h30 – Duo Julia & Luca (apresentação gravada)
Os músicos Julia Mazzotti Toledo (piano) e Luca Alves (guitarra) apresentam um repertório autoral inspirado pela sonoridade da música instrumental brasileira.
Julia Mazzotti Toledo é pianista, compositora, produtora audiovisual e educadora. Desde 2017 cursa Bacharelado em Piano Popular pelo Instituto de Artes da Unicamp, e ingressou em 2021 no curso de formação em piano popular da EMESP Tom Jobim. É professora de piano e, no Instituto Anelo, dá aulas de Prática de Banda, além de fazer parte da Orquestra Anelo.
Luca Alves é músico, produtor, compositor e educador. Atualmente é guitarrista da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos e do cantor Rodrigo José. É especializado na área de arranjo para pequenas e grandes formações. Durante a graduação em Música pela Unicamp, conduziu a própria big band, a Cabareto Early Jazz Band.
Duração: 35 minutos

19h15 – Prince Canções Autorais, com Josimar Prince (apresentação gravada)
O cantor, compositor e instrumentista Josimar Prince, professor de Prática de Banda e integrante da Orquestra Anelo, apresenta um repertório autoral calcado na MPB e samba ijexá.
Duração: 30 minutos

20h – Chorando de Alegria, com Mistura de Tempero (apresentação gravada)
Formado por Eduardo Henrique (cavaquinho), Edmilson Santos (flauta, saxofone e clarinete), Renato Frederico (pandeiro) e Daniel Machado (violão de 7 cordas), o grupo Mistura de Tempero resgata a sonoridade do choro, gênero brasileiro que constitui, ao lado do samba e do maxixe, as bases da nossa música popular instrumental. O quarteto surgiu em 2010 a partir do encontro de amigos estudantes de música do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP), que tinham em comum o desejo de tocar e pesquisar o choro. Desde então, o Mistura de Tempero vem se apresentando em bares e centros culturais da cidade de Campinas e região, além de fazer parte dos grupos artísticos do Instituto Anelo. No repertório da apresentação, obras de compositores consagrados como Altamiro Carrilho, Ratinho, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Zequinha de Abreu.
Duração: 40 minutos

  • DIA 29/5/2021 (SÁBADO)

10h – Momentos & Movimentos, com Deivyson Fernandez (apresentação gravada)
Masterclass sobre criação de arranjos e produção musical. Deivyson Fernandez é músico profissional, tendo se apresentado com artistas nacionais e internacionais. Atua como produtor musical de Zeca Lima, pai e criador do grupo Família Lima, além de fazer parte do Anelo 6teto como pianista e arranjador. Com o grupo, participou do Standard Bank National Youth Jazz Festival na África do Sul, em 2019, e acompanhou a renomada cantora italiana Susanna Stivali. Também dedica-se a produções e à assessoria musical de artistas diversos em seu estúdio, Break Music.
Duração: 30 minutos

10h50 – Baiá de Casa, com Baiá Fagundes (apresentação gravada)
O acordeonista Baiá Fagundes apresenta obras de grandes mestres da música brasileira, tais como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Luiz Gonzaga, Sivuca, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Pixinguinha. Baiá nasceu em Campinas, em 1977, e começou a aprender o instrumento somente aos 27 anos, em 2004. Chegou ao Instituto Anelo em 2016, como aluno, e hoje é professor de acordeon na instituição. Em 2019, foi um dos músicos do Anelo a participar do Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação que ocorre anualmente na cidade de Arcevia, na Itália.
Duração: 30 minutos

13h30 – Transcrição: por trás dos estudos (vídeo colaborativo)
A instrumentista Jéssica Rodrigues comanda aula sobre transcrições jazzísticas voltadas para o trompete. Natural de São Paulo (SP), Jéssica Rodrigues é trompetista e cursa Bacharelado em Trompete Popular pela Faculdade de Música Souza Lima (FMSL). Com foco na música instrumental, frequentou instituições de ensino como EMESP Tom Jobim e Guri Santa Marcelina, tendo participado de formações instrumentais variadas como o regional de choro, orquestra e big band. Atualmente é trompetista da Orquestra Anelo.
Duração: 30 minutos

15h – Cores e texturas brasileiras, com Regina Lima (apresentação gravada)
A saxofonista Regina Lima apresenta músicas de compositores brasileiros de diferentes ritmos e estilos, passando por choros, samba, coco e frevo. Musicista e professora de educação musical, Regina transita pela música erudita e pela música popular brasileira. Começou seus estudos na Escola de Música Municipal de Hortolândia, e logo em seguida estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP). Participou de festivais como o Panorama Musical Brasileiro e o Festival do Conservatório de Tatuí. Formada em Licenciatura pelo Centro Universitário e graduanda em sopros pela Unicamp, toca em grupos de saxofone e percussão como Vibrasax e Banda Sinfônica Municipal de Hortolândia. É professora de musicalização infantil do Instituto Anelo e integrante da Orquestra Anelo.
Duração: 30 minutos

15h50 – Palavra Solta, com Marisa Molchansky (apresentação ao vivo)
Direto de sua casa, Marisa Molchansky apresenta o show com músicas autorais, incluindo criações feitas com alunos em sala de aula. Conhecida no meio musical como Brisa, tem formação em Música Popular pela Unicamp e, ao longo de 20 anos, vem trabalhando como professora de canto popular. Nos últimos anos, seus trabalhos em Campinas concentram-se nas escolas Chorus, School of Rock e no Instituto Anelo. Brisa é compositora, tendo lançado seu primeiro trabalho autoral em 2011. Em maio de 2020 lançou o EP Marisa Molchansky, disponível nas principais plataformas digitais e no YouTube. Participou de gravação do disco Sal e Açúcar, de de Beto Kobayashi, de Coletâneas de Natal da gravadora MZA Music, da trilha sonora da novela Bela a Feia, da Rede Record, entre outros trabalhos.
Duração: 40 minutos

17h – Duo Alline & Júlia. Por Elas, um Passeio (apresentação gravada)
O duo formado por Alline Ribeiro (violino) e Júlia Toledo (voz e violão) apresenta canções de sucesso de grandes nomes femininos da música popular brasileira.
Alline Ribeiro é violinista e educadora musical. Natural de Campinas, é licenciada em Música pela Faculdade Nazarena do Brasil. Atuou na Orquestra Jovem de Paulínia, na Orquestra Filarmônica de Valinhos e na Orquestra Jovem do Interior, entre outras. É professora de violino no Instituto Anelo.
Júlia Toledo, também natural de Campinas, é cantora popular e regente coral. Técnica em Canto Popular pelo Conservatório Carlos Gomes, é aluna de graduação em Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha no Projeto Canarinhos da Terra (no qual se iniciou como coralista aos 6 anos) e é regente dos coros Adulto, Juvenil e Infantil do Instituto Anelo.
Duração: 30 minutos

17h50 – Anelo 6teto, com participação de Susanna Stivali (apresentação gravada)
Formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (contrabaixo), Marcelo Louback (saxofones e flautas), Léo Pelegrin (percussão) e Vinicius Corilow (saxofones, flautas e clarinete, o Anelo 6teto foi criado em 2019 para representar o Instituto Anelo no Standard Bank National Youth Jazz Festival, festival sul-africano de música, como parte da programação dedicada à música brasileira. Foi uma das atrações com maior público do evento e ainda realizou workshops para os alunos do festival. Desde então o grupo tem se apresentado em shows e festivais e investido em repertório próprio de música instrumental. Além de apresentar parte desse repertório, o Anelo 6teto lança o vídeo de C’è Piú Samba, que gravou em parceria com a cantora Susanna Stivali, considerada um dos novos nomes do jazz italiano.
Duração: 60 minutos

  • DIA 30/5/2021 (DOMINGO)

10h – Experimentações, com Leonardo Pelegrin (apresentação gravada)
Apresentação solo do percussionista Leonardo Pelegrin, que irá mesclar o universo da percussão com a música eletrônica. Técnico em música pelo Conservatório André da Silva Gomes, de São Bernardo do Campo (SP) e bacharel em Música Popular, na especialidade Percussão Popular e Bateria pela Unicamp, participou, com o Instituto Anelo, do Arcevia Jazz Feast, na Itália. Atua como baterista em diversas formações e estilos musicais, desde música brasileira, jazz a música de câmara, com criatividade, versatilidade e expressão. É professor de bateria e percussão do Instituto Anelo e integrante do Anelo 6teto.
Duração: 30 minutos

10h50 – Josias Teles Solo (apresentação gravada)
O contrabaixista Josias Teles apresenta músicas com playback, executando tanto a melodia quanto solos. Músico desde 2005, participou do Standard Bank Jazz Festival, na África do Sul, como integrante do Anelo 6teto. Participou do VII MB & Jazz 2019, Curso de Música Brasileira e Jazz – Faculdade Souza Lima; e do curso livre de música da Unicamp, no projeto Unibanda. Suas referências musicais vão da black music à música instrumental brasileira, passando pelo jazz e fusion. Atualmente, trabalha como professor de contrabaixo no Instituto Anelo e participa do Anelo 6teto e da Orquestra Anelo.
Duração: 30 minutos

13h30 – Duo Vinicius Corilow e Levi Macedo – Jazz e Música Instrumental Brasileira (vídeo colaborativo)
Série de vídeos do duo formado pelo saxofonista, flautista e clarinetista Vinicius Corilow e pelo guitarrista Levi Macedo. São execuções de músicas do repertório do jazz e da música brasileira, procurando manter a vivacidade e interação desses gêneros, no formato colaborativo a distância. No repertório, Vestido Longo (Arismar do Espírito Santo), Estamos Aí (Maurício Einhorn e Durval Ferreira), Recorda Me (Joe Henderson) e There Is No Greater Love (Isham Jones e Marty Simes).
Levi Macedo foi aluno de violão no Instituto Anelo e estudou na Chorus Music School e com o guitarrista Fernando Baeta. Desde 2007 tem aulas com o guitarrista Michel Leme. Estudou no Souza Lima – Conservatório e Faculdade de Música e cursou Música Sacra na FTBC – Faculdade Teológica Batista de Campinas. Participou do Arcevia Jazz Feast, na Itália, em 2018. É professor no Instituto Anelo e no Instituto Padre Haroldo em Campinas, além de cursar MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí.
Vinicius Corilow é saxofonista, flautista, clarinetista, arranjador e professor. É graduado em Música Popular pela Unicamp. Atua tanto na área artística como na área pedagógica. Atualmente, é diretor musical do Combo Anelo. É integrante do Anelo 6teto e da Orquestra Anelo. Trabalhou com músicos e grupos importantes como o percussionista e baterista Airto Moreira, o baterista Nenê, Arrigo Barnabé, Lukas Pfeil (Alemanha), Allison Crocket (EUA), Lupa Santiago, Bocato, Fawzi Berger (França) e Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outros.
Duração: 25 minutos

15h50 – O Som e Seus Sons, com Romulo Oliveira (apresentação ao vivo)
Saxofonista, flautista, cantor, percussionista e violonista, Romulo Oliveira traz, nessa apresentação, um pouco da experiência de tocar com instrumentos diferentes algumas das músicas de sucesso no Brasil e no mundo. Músico profissional desde 2004, integra atualmente a banda do cantor Dudu Nobre. Participou, com o Quinteto Anelo, do aniversário de cinco anos do programa Como Será?, da Rede Globo. Também participou do processo de gravação da versão remix da música Epitáfio, com Titãs e DJ Alok, lançada no programa Caldeirão do Huck. Criou e dirigiu o pocket show musical The Lion King BR África, apresentado no Cinemark do Shopping Iguatemi Campinas no lançamento do filme O Rei Leão, em 2019. Atua como arte educador.
Duração: 30 minutos

18h20 – Lançamento do vídeo Sambo Sim, da Orquestra Anelo (live + estreia do vídeo)
Live com a participação do regente Guilherme Ribeiro, solistas e convidados, para marcar a estreia do vídeo Sambo Sim, da Orquestra Anelo. A música é uma composição do próprio Ribeiro e, segundo ele, por ser um samba em 5 por 4, trouxe muitos desafios técnico-musicais para todo o grupo. Logo na introdução, há um duelo de contrabaixos entre os músicos Josias Teles e Henrique Simas. Outro destaque é o solo com as mulheres instrumentistas da Orquestra: Regina Lima (sax alto), Julia Mazzotti Toledo (piano) e Jéssica Rodrigues (trompete), mais a violinista convidada Alline Ribeiro. Além dela, outro convidado especial é o percussionista Léo Pelegrim.
Duração: 20 minutos (15 minutos de live e 5 minutos do vídeo)

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.