blank

Thiago Santana, o ex-aluno do Instituto Anelo que tocou na festa do craque Neymar em Paris

blank

Aos 35 anos de idade, Thiago Santana é um músico bem-sucedido. Ex-aluno, ex-professor e colaborador do Instituto Anelo, ele é instrumentista, arranjador, produtor, diretor musical, compositor de trilhas sonoras para programas de TV e proprietário de um estúdio de gravação, o TS7, localizado na região central de Campinas.

Morador do Jardim Florence, Thiago não deve ter imaginado, quando ainda ensaiava os primeiros acordes nas teclas do piano na Igreja Batista do bairro Satélite Iris, os caminhos por onde a música o levaria. Incluindo tocar na badalada festa de aniversário de 27 anos do craque do futebol Neymar Jr. em Paris, na França. Foi uma experiência que vai ficar para toda a vida.

Thiago é diretor musical e integrante da banda que acompanha o cantor Rodriguinho, que foi uma das atrações da festa de gala promovida pelo jogador do PSG (Paris Saint-Germain) no dia 4 de Fevereiro de 2019, da qual participaram celebridades internacionais, colegas e ex-colegas de time e de Seleção Brasileira, além de atletas como Bruninho do vôlei e o surfista Gabriel Medina.

blank
Thiago Santana com Neymar (ACERVO PESSOAL)

Essa foi a segunda viagem internacional feita por Thiago como músico profissional. Antes da França, ele já havia se apresentado com Rodriguinho nos Estados Unidos. E que ninguém grite “mas é um sortudo”, porque a sorte é o que menos importa nessa história. Essa bem-sucedida carreira é consequência dos muitos anos de estudo, dedicação e trabalho.

blank
Com o cantor Rodriguinho e banda (ACERVO PESSOAL)

Thiago foi aluno e professor do Anelo nos primórdios do Instituto. À época, lembra o músico, era tudo muito precário, principalmente porque o Anelo ainda não funcionava no imóvel onde está hoje, espaço este alugado em 2000. “Não tinha nem cadeira”, disse. Ele também conta que suas primeiras experiências tocando na noite, em bares, aconteceram com as bandas formadas no Instituto Anelo.

QUAL CARREIRA SEGUIR?

Chegada a época do Vestibular, Thiago se viu diante de um dilema: tentar a faculdade de Engenharia (ele já havia sido aprovado na primeira fase de prova) ou a música? Escolheu a segunda. Primeiro, estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, na cidade de Tatuí (SP), e depois na Faculdade de Música Souza Lima, em São Paulo (Capital).

A carreira profissional começou a ser desenhada já durante a época da faculdade, quando viajava para se apresentar com os grupos da Souza Lima. À medida em que as portas foram se abrindo, ele conta que se interessou pelo trabalho em estúdio. Estudou áudio e tecnologia, buscou contatos na área e passou a observar o trabalho de produtores musicais e a realizar web cursos.

Em 2010, formou uma sociedade para a abertura de um estúdio no bairro Guarani, em Campinas. Entre os trabalhos realizados nessa época estão, por exemplo, o tema da posse do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, para a Band; a abertura dos programas Terceiro Tempo e Café com Jornal, também da Band; e o tema do Notícias em Debate, da TVB, emissora afiliada da Record na cidade.

“Tenho cerca de 3.500 temas nos bancos de trilhas da Band, Globo e SBT”, conta Thiago, revelando que foi esse tipo de trabalho que o ajudou a garantir a base financeira necessária para adquirir o próprio estúdio, o TS7, um processo de compra que começou no final de 2016 e foi concretizado no início de 2017.

Aliás, uma das etapas de gravação da nova versão de Epitáfio, com Titãs e DJ Alok, foi realizada no TS7, sendo que o restante da gravação foi feita no Mosh Studios, em São Paulo. Essa nova roupagem do sucesso dos Titãs teve os direitos autorais doados para o Instituto Anelo, em anúncio feito no programa Caldeirão do Huck (Globo) exibido em 29 de Dezembro de 2018.

Entre os artistas com os quais Thiago Santana já trabalhou ou trabalha estão a dupla sertaneja Edson e Hudson; as cantoras Luciana Mello (que foi sua colega de classe na Faculdade Souza Lima) e Helen Caroline; o finado astro da música brega Reginaldo Rossi (1944-2013); e os cantores Tiaguinho, Rodriguinho e Gaab (filho de Rodriguinho), entre outros. Também se apresenta com músicos de Campinas.

“Não desistam frente às dificuldades. Muitas barreiras serão impostas a vocês, como foram pra mim. Não deem atenção a esses humores e mantenham o foco.” (Thiago Santana)

RECADO

Para os alunos do Instituto Anelo que pensam em se tornar músicos profissionais, ele dá o seguinte recado: “Não desistam frente às dificuldades. Muitas barreiras serão impostas a vocês, como foram pra mim. Não deem atenção a esses humores e mantenham o foco”. Para Thiago, é muito importante ter um planejamento, estudar e se dedicar. “É o que a música exige”.

Ele também acredita que a realização profissional vem à medida em que se amplia o leque de atuações, quando não se foca somente em palco. Disse, também, que tudo o que viveu no Anelo o influenciou muito. “Foi um aprendizado muito rico. Ao mesmo tempo em que a gente aprendia, a gente ensinava. A gente era muito corajoso. Tinha pouco para ensinar mas muita vontade.”

LEIA TAMBÉM

DJ Alok e banda Titãs doam direitos autorais para o Instituto Anelo

DJ Alok e banda Titãs doam direitos autorais para o Instituto Anelo

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top