blank

No primeiro dia do ano, Orquestra Anelo lança vídeo com o clássico “Valsa de uma Cidade”

No primeiro dia de 2021, às 20h, a Orquestra Anelo, maior grupo instrumental pertencente ao Instituto Anelo, lança no YouTube um vídeo com uma versão de Valsa de uma Cidade. Esse clássico da música brasileira, escrito por Ismael Netto e Antônio Maria na década de 1950 para homenagear a cidade do Rio de Janeiro, já foi gravado por nomes como Lúcio Alves, Os Cariocas, Dick Farney e Caetano Veloso. Agora, ganha novo arranjo assinado por Guilherme Ribeiro, regente da Orquestra Anelo.

Segundo ele, trata-se de uma canção composta no período pré-bossanovista, e que chama a atenção por ser uma valsa. “Tem uma melodia muito bonita e da qual eu gosto muito”, diz, lembrando que Valsa de uma Cidade fez e faz parte do repertório de muitos músicos, inclusive do próprio Guilherme.

O regente explica que o arranjo feito para a Orquestra é instrumental, e busca valorizar os aspectos melódicos da composição. “Tentei dar uma certa cara pra ela, deixar mais moderna, com o uso de pedais harmônicos e de brincadeiras rítmicas com as guitarras e a bateria. Ficou um ‘jazz-waltz’ com bastante movimento.”

SÉRIE DE VÍDEOS

Valsa de uma Cidade é um dos oito vídeos gravados pela Orquestra Anelo a distância (com cada integrante em sua casa) ao longo de 2020. Mas, é o primeiro em que Guilherme Ribeiro também toca – ele faz um solo de acordeon. A edição de imagens é de Julia Mazzotti Toledo e a mixagem de Henrique Manchuria.

“Foi a última produção feita pela Orquestra Anelo em 2020 e será a primeira a ser lançada em 2021. É uma música que traz um certo frescor, que tem um quê de esperança, de ano-novo, e que dialoga um pouco com essa sensação de todo mundo querer dias melhores”, acredita o Guilherme.

Os demais vídeos produzidos em 2020 foram com as músicas: Um Samba Pra Laís (Josimar Prince); Loro (Egberto Gismonti); Cadê a Marreca (Arismar do Espírito Santo, com a participação do próprio); Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso); O Canto da Ema (Jackson do Pandeiro); Todas Direções (com a participação do harmonicista Gabriel Grossi); e Comida (com os Titãs e coros do Instituto Anelo). À exceção de Todas Direções, ainda inédito (está em pós-produção), todos os vídeos estão disponíveis no YouTube.

blank
Guilherme Ribeiro: É uma música que traz um certo frescor, que tem um quê de esperança, de ano-novo, e que dialoga um pouco com essa sensação de todo mundo querer dias melhores” (Foto: Davide Lombardi)

Num futuro próximo, parte desse repertório que vem sendo trabalhado pelo grupo poderá se transformar num EP. Mas, de acordo com Ribeiro, o projeto ainda está no campo das ideias – tudo vai depender de quanto isso custaria, já que envolve direitos autorais, regravação de algumas partes e nova mixagem.

A ORQUESTRA ANELO

Iniciada em 2018, a Orquestra Anelo é dedicada à formação de repertório arranjado. Tendo a música brasileira e o jazz americano como referências estéticas, a Orquestra Anelo conta atualmente com 22 integrantes entre professores e colaboradores do Instituto Anelo.

Sua formação deriva de uma tradicional big band de jazz, com instrumentos da seção rítmica – piano, guitarra, baixo e bateria – e da seção de sopros – saxofones, trompetes e trombones. Mas também incorpora instrumentos característicos da música brasileira tais como o acordeon, o cavaquinho, a percussão e a flauta transversal.

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2020, tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, ambos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh, do Instituto Robert Bosch, do Arcevia Jazz Feast e do CMDCA – Campinas-SP (Conselho Municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente).

SERVIÇO

Orquestra Anelo – Lançamento do vídeo Valsa de uma Cidade
Data: 1º de Janeiro de 2021 (SEXTA-FEIRA)
Horário: 20h
Onde: Canal do Instituto Anelo no YouTube

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top