Um jovem que cumpre medida de internação no CASA Maestro Carlos Gomes, centro de atendimento socioeducativo da Fundação CASA, localizado em Campinas, tem participado de aulas de violino no Instituto Anelo.
A oportunidade surgiu com a ajuda da equipe de referência do centro socioeducativo. Ao descobrir o interesse do jovem pelo instrumento, os profissionais decidiram utilizar a música como ferramenta para nortear sua vida no pós-medida.
“Fomos em busca de escolas que pudessem oferecer esse tipo de aula para jovens em situação de risco e de vulnerabilidade social, como ele, e felizmente encontramos o Instituto Anelo, que oferece essa possibilidade”, disse o diretor do centro socioeducativo, Ronaldo Silva.
Para o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a arte é mais uma importante ferramenta de transformação. “É uma possibilidade de carreira para o futuro”, disse.
O jovem frequenta as aulas no Instituto semanalmente. O fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, Luccas Soares, pretende ampliar o atendimento para outros adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
“Receber esse jovem é uma oportunidade não só pra ele, mas também para o Anelo que, dentro do possível, espera poder atender outros jovens da Fundação CASA. Acreditamos que a música transforma. Onde não tem cultura, onde não tem arte, educação, a violência vira o espetáculo”, comentou.
(*Com informações Assessoria de Imprensa da Fundação CASA)