Depois de quase dois anos de eventos on-line, o Instituto Anelo realizou, no dia 4 de dezembro, o Recital dos Alunos no formato presencial. O evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados “Mestre Alceu” – CEU Florence, com apresentações tanto no auditório, com plateia limitada a 60 pessoas, quanto na quadra de esportes, que conta com arquibancada para acomodar o público. O uso de máscaras foi obrigatório.
Participaram do recital alunos das turmas de violino, acordeon, musicalização infantil, Prática de Banda, sopros (escaleta e flauta transversal), piano, violão, trombone, baixo, percussão e bateria, mais os coros Infantil, Juvenil e Adulto. Além das apresentações musicais, o evento contou com Cantina Solidária e bazar com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção do projeto.
De acordo com o fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, Luccas Soares, a realização do recital só foi possível porque, após a volta das aulas presenciais, não foi registrado nenhum caso de Covid-19 entre alunos e professores. Ele atribui esse fato ao protocolo sanitário conservador adotado pelo Anelo.
“O Anelo retomou as atividades presenciais em agosto, inicialmente com uma aula por mês para cada turma, sempre com distanciamento e com todos os cuidados. Depois, no mês seguinte, foram duas aulas por turma e, sem seguida, três aulas”, explica Luccas, que ressalta que o Anelo não chegou a ter 100% das aulas presenciais no segundo semestre de 2021 – parte das atividades seguiu on-line.
Ele disse que todos ficaram muito felizes por conseguirem fazer música com segurança, com todos de máscara, mesmo em um lugar aberto. “O público do Anelo é maravilhoso, as famílias são maravilhosas. Não teve nenhuma confusão. Foi muito bom reencontrar as pessoas, ver todos bem e poder comemorar. Como diz a música Enquanto Houver Sol, do Sérgio Britto dos Titãs, nenhuma ideia vale mais do que a vida”, completou.