blank

Festa Anelo da Música Brasileira 2019: confira a programação completa

O Instituto Anelo promove, entre os dias 6 e 10 de Dezembro, a edição 2019 da Festa Anelo da Música Brasileira. O evento será realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Mestre Alceu (CEU Florence) e também na nova sede do Anelo. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.

Os shows terão a participação de alunos e professores da instituição e contemplam os mais diferentes gêneros da música brasileira, do baião de Luiz Gonzaga ao choro de Pixinguinha, da bossa nova ao rock, além de composições de Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, entre outros.

Além da apresentação de alunos e professores, haverá uma apresentação do guitarrista paulistano Michel Leme, parceiro de vários anos do Instituto Anelo. Ele estará acompanhado pelo contrabaixista Nino Nascimento e pelo baterista Ivan Castro, e mostrará um repertório autoral de música instrumental brasileira.

Confira a programação completa:

6/12/2019 (SEXTA-FEIRA) – CEU Mestre Alceu

19h30
Show: Samba e Bossa Nova
Alunos do Instituto Anelo mostram músicas e um pouco da história de grandes cantores e compositores do Brasil, tais como Tom Jobim, Elis Regina e Chico Buarque, entre outros. O show será apresentado pelos alunos de piano, contrabaixo, percussão, bateria, trombone e violão, além do professor convidado Léo Pelegrin.

7/12/2019 (SÁBADO) – CEU Mestre Alceu

8h
Show: Folclore brasileiro
A música folclórica brasileira traz muitas lembranças e histórias. Pensando nisso, os professores Matheus Soares (flauta) e Alline Ribeiro (violino) reúnem seus alunos para resgatar essas melodias, contando com a participação especial do professor Leandro Canuto no piano.
9h
Show: Interior Adentro
Um mergulho no que há de melhor na música do interior do Brasil. O repertório inclui as músicas Asa Branca, Que Nem Jiló, Baião e Assum Preto, de Luiz Gonzaga; Anunciação, de Alceu Valença; Que Saudade d’ocê, de Vital Farias; e Rancho Fundo, de Ary Barroso, entre outros clássicos. Participação dos alunos e alunas de Prática de Banda, violão, flauta transversal, contrabaixo, acordeom, trompete, bateria e percussão, além do aluno Amilcar José como convidado especial no saxofone.
10h30
Show: Os Saltimbancos
A história de quatro animais que buscam uma nova vida na cidade por meio da música. Adaptação do musical escrito por Chico Buarque e colaboradores com a apresentação dos alunos de Musicalização Infantil, Coral Infanto-Juvenil, violino e violão.
13h30
Show: Pixinguinha e Cia
Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores e instrumentistas do país, além de ser um dos responsáveis pela consolidação do choro, por muitos tido como o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro. A apresentação mostrará, além de obras do grande mestre Pixinguinha, outros choros e valsas. Com alunos de trombone, trompete e bombardino acompanhados pelos professores Daniel (cavaquinho), Léo (pandeiro) e Deivyson (teclado).
14h40
Pop Brasileiro
O pop brasileiro tem várias caras. Se apropria de um ritmo de reggae, de uma harmonia sofisticada e de uma letra psicodélica para levar ao público uma linguagem acessível e interessante. Não é rock, não é jazz, não tem rótulos. É tudo junto. Apresentação com a participação dos alunos de violão, bateria, Prática de Banda iniciante e contrabaixo.

8/12/2019 (DOMINGO) – CEU Mestre Alceu

8h
Show: Instrumental Brasil
A música instrumental brasileira é reconhecida e admirada no mundo todo. Não só pela qualidade do músico brasileiro, mas também pela versatilidade e pluralidade do gênero. Passeando pelo baião, samba e bossa nova, alunos, professores e colaboradores apresentarão um show com toda a riqueza da música brasileira. Participação dos alunos de bateria e contrabaixo, além do Anelo 6teto, composto por professores do Instituto Anelo que representou a instituição no Standard Bank Jazz Festival na África do Sul – o grupo encerra o evento com músicas autorais que farão parte do segundo disco produzido pelo Instituto Anelo.
9h
Show: A Força da Nossa Voz
Apresentação dos dois corais do Instituto Anelo. Enquanto o Coral Adulto viaja pela musicalidade dos diferentes cantos do Brasil, o Coral Infanto-Juvenil mostra músicas em latim e também canções brasileiras, encerrando sua participação com clássicos natalinos.
10h
Show: Gil e Caetano – Dois Amigos e a Canção Brasileira
Com mais de 50 anos de carreira, Gilberto Gil e Caetano Veloso continuam sendo grandes influências na produção atual da canção popular brasileira. Três práticas de banda do Instituto Anelo prestam uma homenagem aos dois músicos, após um semestre de estudo de composições ou interpretações de músicas emblemáticas de ambos.
11h10
Show: Orquestra Anelo – Participação especial dos corais Adulto e Infanto-Juvenil
Maior e mais elaborado grupo do Instituto Anelo, a Orquestra Anelo (que também é Ponto de Cultura) é comandada por Guilherme Ribeiro, que assina composições e arranjos. Sua formação é semelhante à de uma big band, com saxofones, trompetes, trombone e sessão rítmica, sendo integrada por colaboradores, professores e alunos do Instituto Anelo.

10/12/2019 (TERÇA-FEIRA) – Nova sede do Anelo

19h
Show: Michel Leme, Nino Nascimento e Ivan Castro
Apresentação do guitarrista Michel Leme com o contrabaixista Nino Nascimento e o baterista Ivan Castro. Show seguido de workshop e jam session.

O INSTITUTO ANELO

Fundado em 2000, a Instituto Anelo atendeu 477 alunos em 2019 nos seguintes projetos: Brincando com Sons (iniciação musical para crianças de 6 aos 8 anos); Instrumentos e Canto (ensino de instrumentos de cordas, percussão, sopro, teclas e técnica vocal); Prática de Banda (ensino de técnicas musicais com alunos de diferentes instrumentos); e Sanfônica (ensino de acordeon para pessoas de todas as idades).

SERVIÇO

Festa Anelo 2019
Data: De 6 a 10 de Dezembro de 2019
Endereços:

  • Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Mestre Alceu (CEU do Florence) – Rua Lasar Segall, 110, Jardim Florence I, Campinas, SP
  • Nova sede do Instituto Anelo – Rua Vicente de Marchi, 718, Jardim Florence I, Campinas, SP

Preço: Entrada gratuita

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top