blank

Transforma 2022 foi um sucesso coletivo e um evento de inclusão, diz fundador do Anelo

blank

Um sucesso coletivo. Foi dessa maneira que Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, resumiu o festival Transforma 2022 – Música e Cidadania, realizado pelo Instituto Anelo nos dias 15 e 16 de outubro, no CEU Mestre Alceu, no Jardim Florence. Quatrocentas pessoas passaram pelo evento, que contou com workshops e shows gratuitos, sempre com convidados especiais dividindo o palco com os artistas da casa.

blank
Grupo Pretas & Pretos com o cantor e compositor Walmir Borges (Foto: Sarah Nadia Retratos)

Vale ressaltar que, desse total, 275 pessoas participaram ativamente dos workshops. Além disso, numa ação promovida pela Unimed Campinas durante o festival, mais especificamente no dia 15 pela manhã, 120 pessoas foram vacinadas contra o vírus H1N1.

Esta foi a terceira edição do Transforma, porém foi a primeira 100% presencial – em 2020, o festival foi on-line e, em 2021, ocorreu de forma híbrida, com shows gravados e lives transmitidas no canal do Instituto Anelo no YouTube. “A gente saiu de um tempo tão difícil, e poder reunir as pessoas é muito bom”, disse Luccas.

blank
Apresentação da Orquestra Anelo (Foto: Sarah Nádia Retratos)

Ele revelou ter ficado especialmente emocionado com a apresentação do grupo de Mulheres do Anelo, que teve pouco tempo para preparar e ensaiar o repertório do show. E, naturalmente, com a participação do grupo de representatividade Pretas & Pretos, que recebeu como convidado o cantor, compositor e produtor Walmir Borges, considerado uma referência artística para os músicos do Instituto.

“O Anelo fez um evento de inclusão. Tudo junto e misturado, raças, gêneros, é o que a gente acredita”, completou.

blank
Workshop Música e Ludicidade (Foto: Levi Macedo)

Um dos coordenadores artísticos da instituição, Lucas Bohn disse que ficou feliz e satisfeito com a participação dos alunos. “A qualidade dos workshops foi excepcional”, afirmou. “Ressalto, por exemplo, o de acordeon, no qual o público não era majoritariamente acordeonista. Eram pessoas curiosas que queriam aprender mais sobre o acordeon, sobre a história do instrumento. Isso foi muito positivo.”

Lucas Bohn também falou sobre a importância de o evento ter trazido artistas convidados para dividir o palco com os professores e músicos do Anelo. “Isso é muito rico não só para nós, mas também para a história do Anelo, porque entre esses professores a gente tem Levi Macedo, Filipe Lapa, que são pessoas formadas pela instituição e que estão no palco com grandes músicos.”

Ele também destacou a importância de um artista como Walmir Borges ter se apresentado com o grupo Pretas & Pretos no encerramento do Transforma. “Fiquei impressionadíssimo. Foi uma performance de tirar o fôlego. Tanto da banda Pretas & Pretos quanto dele. Teve uma interação com o público que faltou em outras performances. A gente tem que aprender muito, né?”.

blank
Show Izabel Padovani & Ricardo Matsuda e convidados (Foto: Sarah Nádia Retratos)

Guilherme Ribeiro, curador do Transforma 2022 – Música e Cidadania, faz coro com Lucas Bohn. Para ele, o festival não poderia ter terminado de outra forma: com um grupo musical grande, de representatividade como o Pretas & Pretos, dividindo o palco com um super convidado que colocou o público para cantar e dançar.

“Eu acho que essa apresentação deixa uma semente: que isso que a gente viu aqui tenha uma certa regularidade nas atividades do Anelo”, completou.

Por sua vez, Siegrid Klein, presidente do Instituto Anelo, lembra que o Transforma 2022 nem bem terminou e a organização já está pensando no próximo. “O festival já faz parte do calendário do Anelo e a cada edição fica melhor”, afirmou.

blank
Grupo de Mulheres do Instituto Anelo (Foto: Sarah Nádia Retratos)

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2022 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, CI&T e Instituto Omni, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.

APOIO

O festival Transforma 2022 – Música e Cidadania contou com o apoio da Águas Prata, Chorus Escola de Música, Sanasa e Prefeitura de Campinas, além da Diretoria do Instituto Anelo e do time de voluntários que trabalhou na Cantina Solidária que funcionou durante os dois dias do evento.

NA MÍDIA

A realização do Transforma 2022 – Música e Cidadania repercutiu positivamente na mídia regional. Vários veículos de comunicação, incluindo sites, emissoras de rádio e TV, além de jornal impresso, deram espaço ao festival no noticiário. Confira:

Além dos veículos acima citados, o Transforma 2022 foi notícia em boletins diários nas rádios Educativa FM e Nova Brasil FM. Guilherme Ribeiro, curador do festival, foi entrevistado pelo programa Fractal, da Rádio Educativa FM.

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top