blank

Marisa Molchansky, coordenadora musical do Anelo, lança disco com canções autorais

Cantora, compositora e coordenadora musical do Instituto Anelo, Marisa Molchansky, também conhecida como Brisa (seu nome artístico) lançou, no dia 1º de Maio, um EP no formato digital. O disco, seu segundo trabalho autoral, é uma produção independente que leva seu nome completo no título, tendo sido gravado em Campinas (SP), no Estúdio do Mario, com mixagem do próprio Mario Porto e masterização de Leo Nakabayashi (Shina).

O trabalho reúne quatro canções – Ódio, Teus Mistérios, Impulso e Miragem – e foi gravado com a participação dos músicos Beto Kobayashi (bateria), Tadeu Zafani (contrabaixo) e Julio Oliveira (guitarras). Com distribuição da gravadora Tratore, o EP está disponível nas plataformas Spotify, Deezer e iTunes. As músicas também podem ser conferidas no canal de Marisa no YouTube.

Marisa Molchansky é formada em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Soma 20 anos de experiência em shows, gravações, aulas, programas de televisão, produções executivas e artísticas, além de direções musicais para fins profissionais e didáticos. Atua no Instituto Anelo desde 2013. Também trabalha na Chorus – Escola de Música e na School of Rock, ambas em Campinas.

Além do EP, Marisa já lançou o álbum Brisa (2011), disponível para compra nos sites da Tratore, Amazon e Google Play, e também em formato digital nas plataformas Deezer, iTunes, Spotify e no YouTube. Também fez participações especiais em diversos trabalhos, entre eles o CD Vila dos Meninos, da Banda Anelo (2014); o EP Nenauá, de Sheila Sanches (2019); o CD da trilha sonora da novela Bela a Feia, da TV Record (2009); e o CD Zíper na Boca 15 anos, do Coral Zíper na Boca (2001), entre outros.

Brisa: formada pela Unicamp, ela está no Instituto Anelo desde 2013

Sobre o novo trabalho, ela diz que seu principal objetivo é o de documentar sua produção artística. “Essas músicas não são recentes, já têm um tempo de existência. Tenho várias outras. Meu intuito é documentar esse trabalho, deixar bonito e disponível para que as pessoas possam acessar. Obviamente todo o artista quer ser ouvido, e pelo maior número de pessoas possível, mas entendo que, dentro da carreira musical, são muitas habilidades que a gente precisa desenvolver, especialmente para o artista independente. Então é mais um passo. Minha expectativa é que seja mais um tijolinho. Tem muitos outros pra vir”.

Uma curiosidade sobre o EP diz respeito aos músicos que participaram da gravação: graduados pela Unicamp, Beto Kobayashi, Tadeu Zafani e Julio Oliveira são todos guitarristas e reconhecidos no cenário artístico como tal. Porém, apenas Julio Oliveira atuou na “função original”, o que já confere ao trabalho uma característica diferente. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), ainda não há data para o show de lançamento do trabalho. Porém, a artista deverá realizar lives em redes sociais – a agenda poderá ser conferida no Facebook e no Instagram (@musicadabrisa).

INFLUÊNCIAS

Brisa revela que sua principal influência musical é Renato Russo (1960-1996), cantor, compositor e líder da banda Legião Urbana, uma das mais importantes do rock brasileiro dos anos 1980. “Sem sombra de dúvida é minha maior influência, pela maneira expositiva dos temas que ele abordava”, diz Marisa, destacando a força de Renato Russo principalmente como cantor e letrista. Além dele, cita Elis Regina, Stevie Wonder e Gilberto Gil entre suas referências artísticas.

“São todas pessoas que trabalharam muito bem com a parte tanto interpretativa quanto com a construção musical. Stevie Wonder e Gilberto Gil em especial, com essa questão da utilização de todos os elementos, de todas as ferramentas que a gente tem na música pra expressar suas ideias. Eles são fontes de inspiração constante, mas o carro-chefe é o Renato Russo, não tem como fugir. Além de Paralamas do Sucesso e toda essa galera da década de 80”, afirma. (Texto: Lalá Ruiz | Fotos: Janaína Medeiros)

Confira abaixo a canção Ódio, que integra o EP Marisa Molchansky:

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top