blank

Instituto Anelo recebe pela primeira vez dois bolsistas italianos

O Instituto Anelo recebe pela primeira vez dois bolsistas italianos para uma vivência com alunos e professores da instituição. A vinda dos músicos à cidade é fruto da parceria firmada entre o Instituto Anelo e o Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação realizado anualmente na cidade de Arcevia, na região do Marche, centro-leste da Itália.

Desde 2015, 33 músicos do Instituto Anelo já participaram do festival italiano, evento este que tem como tradição, ao final de cada edição, selecionar os melhores alunos italianos para receberem bolsas de estudo em instituições parceiras na África do Sul, Estados Unidos e, agora, também no Brasil. Assim, os dois primeiros bolsistas a vir ao país são o baterista Alessandro Nitti e o guitarrista Luca Di Nisio, que ficam em Campinas entre os dias 21 e 26 de Outubro.

Os italianos foram selecionados em 2018 pelo Arcevia Jazz Feast e se hospedarão em casas de voluntários do Anelo. Cada um bancou a própria viagem. Na agenda de atividades consta participação no ensaio da Orquestra Anelo e na reunião de professores para compartilhar sua experiência na Itália; visita ao distrito do Campo Grande e à Unicamp; e gravação no estúdio TS7, de propriedade do ex-aluno, ex-professor e colaborador do Anelo Thiago Santana.

A parte acadêmica inclui aulas especiais de guitarra e bateria, de ritmos brasileiros como samba e choro e de Prática de Banda com diferentes integrantes da equipe de professores do Anelo. Alessandro e Luca também realizarão um workshop de Prática de Banda aberto aos alunos do Instituto. Além disso, os dois terão a oportunidade de conhecer a cena musical de Campinas acompanhados de professores do Anelo.

E, mais do que observar o que acontece em termos musicais na cidade, os dois se apresentarão junto com músicos campineiros no dia 26 de Outubro, às 21h, na Battataria Suíça de Barão Geraldo (Avenida Albino José B. de Oliveira, 2.297, fone: 19 3201-1174. Couvert: R$ 12). O show, batizado de Arcevia in Brasile, contará com a participação do saxofonista Vinicius Corilow (coordenador pedagógico e musical do Instituto Anelo) e do contrabaixista Daniel Pezim.

OS MÚSICOS

Alessandro Nitti tem 20 anos e é de Camerano, pequena cidade no Marche. Tem aulas particulares de bateria em Roma com o professor Maurizio Dei Lazzaretti e estuda Percussão Clássica no Conservatório B. Maderna, de Cesena, com Daniele Sabbatani. Já o guitarrista Luca Di Nisio tem 24 anos e é da cidade de Pescara, município localizado na região de Abruzzo, também no leste da Itália. É formado no Conservatório de Pescara, onde atualmente cursa o mestrado.

Deixe um comentário

Scroll to Top
Scroll to Top