+Blog

Construa com a gente!

O Instituto Anelo está instalado desde 2000 em um imóvel alugado, com 100 metros quadrados, onde anteriormente funcionava um bar. O espaço foi adaptado, porém tem limitação para a realização de todas as atividades já oferecidas à comunidade.

Dessa forma, além da sede atual, o Instituto Anelo também utiliza as instalações da Escola Estadual Elvira de Pardo Meo Muraro e do CEU Jardim Florence para a realização de parte das aulas, principalmente aos finais de semana.

Para garantir a continuidade do trabalho oferecido pela instituição desde a sua fundação, que é o de ensinar música e promover a cidadania na região, o ideal é que o Instituto Anelo tenha uma sede própria

Sede atual

Por que precisamos de uma sede própria?

Campinas possui uma economia dinâmica, é sede de região metropolitana e importante polo tecnológico, científico e industrial. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é acima da média nacional (0,805 em 2010).

Assim como outros grandes centros urbanos brasileiros, apresenta um alto grau de desigualdade social no que diz respeito a renda, escolaridade, condições de mobilidade, acesso a serviços públicos e urbanos, áreas verdes e segurança.
A região noroeste, onde o Instituto Anelo atua, é um exemplo disso:
– Fica a 16 quilômetros do centro da cidade;
– Concentra, de acordo com o Censo IBGE 2010, 15,8% da população do município;
– Essa população é predominantemente de baixa renda;
– 38,8% dos moradores estão na faixa etária entre 0 e 19 anos;
– 37,78% da população mora em favelas;
– A renda média é de 2,94 salários mínimos;
– 13,3% das famílias da região noroeste se encontram em situação de alta ou muito alta vulnerabilidade;
– Segundo dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), os bairros Jardim Florence I, Satélite Iris I e Cidade Satélite Iris estão entre os que mais registram violações aos direitos de crianças e adolescentes;
– Nos registros do Sistema de Notificação de Violência (Sisnov), a região noroeste figura com a maior média de notificações no período de 2010 a 2015, com 15,4 registros em cada grupo de 10 mil habitantes;
– Há déficit de equipamentos e serviços públicos, especialmente nas áreas da saúde e educação;
– As oportunidades de acesso à cultura e lazer são muito escassas.Em toda a região, há apenas um parque municipal e um equipamento público (Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU do Jardim Florence), sem a existência de programas públicos continuados de natureza cultural.
Já temos o terreno!
Em 2014, a Prefeitura Municipal de Campinas concedeu ao Instituto Anelo a permissão de uso de um terreno de 878 metros quadrados na Rua Vicente de Marchi, via paralela à Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Florence I, para a construção de uma sede própria.
O Decreto Municipal de número 18.338 com a concessão foi assinado pelo prefeito Jonas Donizette em 5 de Maio de 2014. O projeto da sede foi elaborado voluntariamente pelo reconhecido escritório de arquitetura Jannini & Sagarra, de Campinas.
O projeto prevê um espaço com toda a infraestrutura necessária para a realização de aulas, além de áreas de convivência. Para concretizar esse projeto, o Instituto Anelo realiza desde 2017 uma campanha de arrecadação de fundos.
Interessados em doar qualquer quantia em dinheiro podem fazê-lo via PayPal, PagSeguro ou depósito bancário em conta poupança:
Instituto Anelo
CNPJ 05.896.161/0001-29
Banco Bradesco
Agência: 2566
Conta-poupança: 35236-5
Para outros tipos de doação, entrar em contato diretamente com o Instituto Anelo.